sábado, 16 de fevereiro de 2013

Penápolis, São José do Rio Preto e Marília já foram atingidos por meteoritos


O diário britânico The Guardian divulgou ontem um mapa que mostra todas as cidades do planeta onde pequenos meteoritos já caíram. Os meteoritos são divididos por cores de acordo com o tamanho em menos de 10 quilos, de 10 a 20 quilos, de 20 a 30 quilos, de 30 a 40 quilos ou mais de 40. No Estado de São Paulo, os municípios de Marília, São José do Rio Preto e Penápolis já foram atingidos por meteoritos com menos de 10 quilos, segundo o mapeamento do jornal. Não há registros sobre nenhuma massa que tenha atingido Araçatuba.

Segundo o periódico, as zonas mostram onde os cientistas localizaram partes de meteoritos, alguns deles que caíram na Terra há 2300 anos antes de Cristo. Os dados são da Sociedade Meteorológica dos Estados Unidos.

Os países que foram atingidos por mais vezes por meteoritos de tamanhos diversos, segundo o mapa, são Estados Unidos, México, Austrália, Chile, Marrocos e Austrália.

Às 9h20 (horário local, 1h20 em Brasília) de ontem (15), um objeto em alta velocidade foi observado nos céus de Chelyabinsk, na Rússia, deixando um grande rastro atrás de si. No prazo de dois minutos houve dois estrondos. A onda de choque quebrou vidros em Chelyabinsk em uma série de cidades da região. Segundo o governo russo, mais de 1100 haviam procurado atendimento médico e 48 delas precisaram ser internadas. Segundo o governo russo, 200 dos 1100 feridos são crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário